sexta-feira, 23 de abril de 2010

A verdadeira face do coordenador do SINPROESEMMA de Lago da Pedra - MA..

Caros companheiros e companheiras,

Moro no município de Paulo Ramos e trabalho na cidade de Lago Pedra. Sou Professora da rede municipal de Ensino. Sou formadora de opinião e de cidadãos. Não concordo com a posição partidária de um Presidente do Sinproesemma, até porque um representante dessa instituição deve ser neutro para poder transmitir confiança e segurança aos seus associados. Envergonhei-me da sua postura em cima de um palanque político. Que absurdo, que vergonhoso! Que decadente atitude!
Indignada com isto escrevi esse meu desabafo, que deverá servir de reflexão para todos os nossos companheiros que trabalham na EDUCAÇÃO.
Temos certeza de que a luta do SINPROESEMMA por dias melhores a favor da Educação deveria ser um ato consciente e de responsabilidade. Temos o conhecimento de que a nossa sindicalização junto a esse órgão é justamente com o objetivo de crescermos unidos e conquistarmos um objetivo geral e de consenso entre a classe de servidores do magistério, dentre outros.
Porém, quando presenciamos o que acontece na nossa Diretoria local do Sinproesemma de Lago da Pedra, é difícil acreditar que dias melhores poderão surgir para engrandecer a nossa classe. Senão, vejamos: o que aconteceu durante a gestão do atual presidente foi uma verdadeira guerra de nervos entre os integrantes da Diretoria do núcleo local, motivada por uma série de aberrações e uma decadente postura ética e profissional por parte do Senhor Valdiélcio. Membros da Diretoria do órgão que nos representa estavam constantemente insatisfeitos com o Presidente do Sindicato.
Na verdade, é bom que se diga: O nosso atual presidente nunca arregaçou as mangas para lutar a favor dos companheiros. Toda a nossa classe é sabedora de que ele sempre manteve a regra padrão de se auto-beneficiar, esquecendo de cumprir com as promessas arroladas na sua chapa de campanha. E ainda vou mais além: o “Ilustríssimo” presidente, no período de 2005 a 2008 encontrava-se de licença remunerada da sua função do magistério e, mesmo gozando dessa prerrogativa, dificilmente se fazia presente no trabalho para nos assessorar quando precisávamos. Diante do que já constatamos, deu pra perceber que ele somente envergonha a classe, quando nos encaminha cada correspondência, que mais parece um assassinato à língua portuguesa. Uma série de cartas/convites que se assemelham a escritos de crianças que estão saindo do período pré-escolar. Sendo assim, é melhor que ele não seja o nosso assessor para tratar dos nossos problemas.
Ah, não! Acho que merecemos coisa melhor para nos representar! Pelo amor de Deus! Somos PROFESSORES! Temos a obrigação de escolher, democraticamente, algo melhor para ser o nosso porta voz, o nosso patamar das denúncias, o nosso olho permanente e aberto às inovações pedagógicas e educacionais. Temos o direito de escolher alguém que mergulhe na legislação educacional; que esteja à frente das decisões políticas que, de certa forma, estejam beneficiando os professores. Me fale a verdade: você, caro companheiro, está satisfeito com o atual Presidente do Sinproesemma de Lago da Pedra? Você conhece o passado profissional dele? Sabe a formação moral e ética dele? Conhece os princípios e a atuação desse Presidente na sociedade lagopedrense? Você já conseguiu alguma conquista através da representatividade dele? Ele já te falou sobre a LDB? Ele já te falou dos trâmites em torno dos processos educacionais que beneficiam os professores? Para todas estas questões – e muitas outras – acredito que a sua resposta será um GRANDE NÃO!
Ah, outra pergunta: Você está a par de como vem sendo gasto o dinheiro que está sendo descontado do nosso contracheque? Pois nem queira saber, melhor assim – se é pra ter um enfarte, prefiro que o querido companheiro fique na inocência. Mas, só para refrescar a sua memória, é bom que eu te diga que a nossa contribuição sindical, arrancada do nosso docente suor está sendo empregada para pagar fatura de Cartão de Crédito de terceiros, advinha de quem? Quer comprovar? Então dê uma olhada com olhos de curioso e de fiscalizador na “Prestação de Contas” que eles forjam na calada da noite, com a intenção de fazerem da gente alunos da escolinha do Professor Raimundo, lembram?
Por amor à sabedoria, nós não merecemos isso! Não precisamos retroceder a esse ponto. Não temos por que nos menosprezar dessa forma! Isso é uma verdadeira decadência da inteligência humana, é um comodismo de tamanho absolutamente enorme! Logo agora que a nossa classe conta com uma grande injeção de servidores graduados, bem mais preparados e conscientes dos seus direitos e deveres. Agora, mais que nunca, devemos levantar a bandeira contra a inércia e a mesmice.
Acordemos, então, para essa triste realidade. Não podemos e não devemos ser oprimidos por um falso representante da nossa classe de professores e profissionais da educação. Vocês lembram do “mico” que pagamos quando fomos orientados a exigir, junto à Secretaria de Educação, a Gratificação Natalina, quando na verdade essa tal Gratificação é o mesmo Décimo Terceiro Salário? Naquela ocasião senti vergonha de ser Professor; senti-me uma fracassada, uma desinformada, um ser incapaz. Senti até pena dos meus alunos em saber que eles são formados por mim. Mas essa decepção aconteceu porque acreditei num ser apático, ignorante no tocante às leis trabalhistas e no modo de relacionar-se com os seus companheiros de luta. É, bem que eu mereci passar por isso, quer dizer, merecemos passar por aquele constrangimento, para podermos aprender que a vida e o tempo aind a têm muito a nos ensinar!
Agora façamos um exame de consciência: Estou satisfeito com a atuação do nosso Presidente do Sinproesemma de Lago da Pedra? Os comentários que circulam na Escola em que trabalho e nas demais Escolas da nossa cidade, é que todos estão amargurados, decepcionados, arrasadas, acabrunhados, envergonhados e sentindo-se medíocres diante da palhaçada atuação do nosso “representante” sindical. Eu, particularmente, na qualidade de mulher, lutadora por um mundo melhor, buscadora de um espaço digno onde todos sejam beneficiados com seus direitos, me sinto totalmente envergonhada, porque não posso contar com uma assessoria tão frágil e incompetente como essa do nosso Sinproesemma. Pra você ter mais uma idéia da enorme incompetência do Presidente do núcleo, muitos servidores de outros municípios ganharam ação na justiça, junto ao governo estadual, em virtude das perdas salariai s com a conversão da URV para o Real, enquanto que aqui em Lago da Pedra ele nunca soube dessa informação para repassar à classe. Um dos servidores que estava em São Luis foi quem trouxe a notícia e comunicou aos servidores da educação. É duro saber disso, viu!
É, o alerta foi dado! O chavão popular diz: quem avisa amigo é. Espero que a minha mensagem possa tocar o coração e o senso crítico de todas as minhas companheiras e companheiros da Educação. Minha parte foi feita. Minha semente foi plantada; espero que no momento da sua germinação outras cabeças pensantes possam tocar-se a favor do desenvolvimento dessa sementinha que posso chamar de tomada de atitude em prol de uma Diretoria mais decente, mais dinâmica, menos arrogante e não individualista!
A bandeira foi levantada. Agora falta a iniciativa para que possamos derrubar a presidência do núcleo e colocar frente ao Sindicato dos Professores alguém que tenha a nossa cara, que saiba o que é educação, de verdade. Alguém que saiba nos representar com dignidade, decência e pudor. Alguém que saiba nos assessorar e que não esteja lá somente para fazer a nossa contribuição sindical se evaporar como o éter.
A grande maioria dos nossos professores já encabeçou a lista dos insatisfeitos com a Diretoria que se encontra instalada e improdutiva na sede do SINDICATO. E o que você está esperando? Junte-se a nós e faça a diferença, derrubando a incompetência representada por um lambe sola da Prefeita, partidário incondicional do poder público municipal.
Cômico é ouvir de alguns colegas professores a seguinte frase: Coitado, ele trabalha mal, administra mal, toma péssimas decisões, mas não é porque ele quer!....Na verdade é porque ele NÃO SABE MESMO!
Ora, mas se alguém não sabe, que desocupe o lugar para quem poderá desenvolver um bom trabalho! Essa é uma das leis da vida! Afinal, ninguém, ninguém mesmo, é insubstituível, ainda mais quando se trata de uma figura que sempre nos envergonhou com a sua postura indigna e indecorosa diante das suas decisões isoladas e antidemocráticas!
Pela igualdade, pela decência, pela democracia, pela racionalidade, pela transigência, pela
humildade, pela razão, e por tudo que há de mais sagrado em prol de uma educação de qualidade, QUEREMOS ERISVAN DE PAULA NA PRESIDÊNCIA!
Professora de Paulo Ramos.

Um comentário:

  1. As duras, mas belas palavras da professora me fazem lembrar uma frase memorável do grande revolucionário Che Guevara: "Endurecer sempre, perder a ternura jamais". Parabens pelas colocações. Essa é a hora da mudança!

    ResponderExcluir