sábado, 26 de março de 2011

Jovens são detidos por uso de documentos falsos

A Polícia Militar prendeu na manhã deste sábado nove jovens do Maranhão que tentavam retirar documentos de identidade falsos no Poupatempo de São Bernardo. O objetivo dos rapazes, que moram em Lagoa da Pedra, era diminuir a idade para participar de peneiras em clubes de São Paulo, inclusive a do São Bernardo que acontece na próxima segunda-feira. Anteontem, outro garoto já havia sido detido pelo mesmo delito.
Todos os jovens estavam acompanhados do diretor de esportes de Lagoa da Pedra, que foi preso por corrupção de menores e falsidade ideológica. O dirigente tentou ajudar os rapazes a tirar documentos de identidade falsos com base nas certidões de nascimento falsificadas.
Os garotos chegaram na região há duas semanas e moravam em uma casa em favela do Parque São Bernardo. O local possui um cômodo e todos dormiam em colchonetes. Os jovens vão ficar em abrigo até o juiz da Vara da Infância e da Juventude decidir quando eles retornam ao Maranhão.

Essa noticia foi publicada hoje no Diário do Grande ABC, não sabemos ainda quem são esses jovens, mas estamos investigando para descobrir quem são elas e como isso ocorreu. 

A Propósito do “Manifesto Estudantil pela Volta às Aulas’


A Propósito  do “Manifesto Estudantil pela Volta às Aulas’ (JP, 24.03.11, Primeira Página)



Educadores e Educandos do Maranhão,


O governo Roseana Sarney dá mais um tiro no pé. O primeiro foi aquela infeliz propaganda governamental contrariando todos os indicadores sobre educação do Estado. Agora, Roseana tenta “orientar” o Movimento Estudantil contra os seus principais parceiros, os educadores!
Os Sarneys agem assim: mídia, manipulação, perseguição e Tribunal de Justiça!
Numa perspectiva histórica, não há como nós educadores sairmos derrotados nesta luta dirigida pela SIPROESEMMA!
As vísceras lazarentas do governo Roseana são expostas, aos olhos da sociedade, a cada dia. O governo roseanista se mantêm em pé como um corpo cujos órgãos padecem de metástase política fulminante. A cada órgão aparentemente recuperado, novo órgão é acometido de agonia lenta e irreversível. É a saúde, é a segurança...!
A Rainha está nua! O povo vê a sua feiúra!
A categoria de educadores do Maranhão indicou o caminho para outras categorias de trabalhadores.
A orquestrada “indignação” de direções ou membros de direções de representações estudantis tem o cheiro podre de ações políticas subterrâneas como as que ocorreram por ocasião do lançamento do livro Honoráveis bandidos , do escritor Mario Palmério, nas cidades de São Luis e Imperatriz (lembram!!).
Esses poucos diretores estudantis, como sempre acontece, perceberão que foram usados e saberão identificar que os seus educadores não querem o mal para nenhum deles. Quem é que está todos os dias com os educandos, nas salas de aulas, nos corredores e pátios das escolas? Com certeza não é a Roseana Sarney, nem a Olga Simão ou os “profissionais” que a primeira paga para orientar ações como esta que tenta rivalizar os dois principais parceiros da educação – educadores e educandos.
Educadores e educandos são cúmplices no processo de aprendizagem, parceiros, e nunca inimigos!
Um governo que age assim, não tem mais o que dizer. É nojento e perigoso! Sem nenhuma credibilidade! Não merece nenhum respeito! É um inimigo mortal desses dois parceiros inseparáveis!
Precisamos estar atentos e unidos. Pelo poder, por seus privilégios, esse governo é capaz de tudo.


Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.



Encontro Regional do SINPROESEMMA em Pedreiras confirma GREVE.

Professoes se reunem no Simproesemma para discutir a greve
Em encontro realizado na tarde de ontem (25/03) na cidade de Pedreiras, os educadores aprovaram por unanimidade a manutenção da GREVE. O encontro teve a presença do presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro. Pinheiro refirmou a importancia da continuidade do movimento grevista. Segundo ele, a única forma de conquistar a aprovação do estatuto é  mantendo a paralisação e consolidando uma união com pais e estudantes. 

O encontro contou com a presença de educadores de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Lago da Pedra e Poção de Pedras. Todos os educandores avaliaram a greve como positiva.

Os educadores expressaram a indignação com o governo do estado. As calunias e manipulação exercida nos meios de comunicação pela família Sarney, demonstram o total desrespeito e falta de compromisso que esse governo tem pela educação do estado.

Outro problema encontrado nos municipios, são os aliados da governadora (diretores de escolas, secretarios de educação e prefeitos) que tentam de todas as formas minar o movimento grevista.


Professor Everaldo Oliveira fala aos professores
Todos estão firmes e confiantes na vitória. As mentiras veiculadas nos meios de comunicação dos Sarneys não vão enfraquecer a greve. "Vamos continuar parados para alcançarmos a aprovação do estatuto", disse o professor Everaldo Oliveira da cidade de Lago da Pedra.



 
Professores posam para foto após reunião
   

Resultado de enquete sobre o abono especial

A enquete realizada no blog, sobre o pagamento do abono, expressou a insegurança que a categoria dos educadores Municipais de Lago da Pedra tem com relação a administração municipal. O ABONO ESPECIAL é uma direito assegurado no PCCS. Mesmo expresso em lei, o abono especial pago aos professores não condiz com a realidade dos recursos repassados ao municipal por meio do FUNDEB. Sendo assim, a luta não pode e nem deve para. Continuaremos firmes em nossas reivindicações. Sabemos que as perseguições deverão continuar por conta disso. Contudo, reafirmamos mais uma vez nossa disposição de lutar.